Fontes: (Para Entender a Terra (4° edição) Press, Siever, Grotzinger e Jordan)
Fontes: (Decifrando a Terra)
Introdução
As rochas e os minerais são úteis para identificar as várias partes do sistema Terra, da mesma forma como o concreto, o aço eo plástico identifica a estrutura, o design e a arquitetura dos grandes edifícios. Para contar com precisão
a história da Terra, os Geólogos freguentemente adotam uma "estratégia de Sherlok Holmes", utilizando as evidências existententes para deduzir os processos e eventos que ocorreram em um determinado local, em passados. Por exemplo, os tipos de minerias presentes em uma rocha vulcânica podem fornecer evidências de que as erupções trouxeram à superfície terrestre rochas fundidas, com temperaturas chegando talvez a 1000°C. Os minerais de um granito revelam que este critalizou ma crosta profunda, nas altas temperaturas e pressão que ocorrem quando duas placas ontinentais
colidem e formam montanhas como as do Himalaia. O conhecimento da geologia de uma região permite-nos fazer previsões consistentes sobre os locais onde há ossibilidade de descobrir recursos minerais de importância econômica.
O assunto em discursão é a Mineralogia - ramo da Geologia que estuda a composição, a estrutura, a aparência, a estabilidade, os tipos de ocorrência e as associações de minerais.
O que é Mineral?
Os minerais são os constituintes básicos das rochas: na maioria dos casos, com ferramentas apropriadas, pode-se
separar cada um dos minerais que as constituem.
Click na imagem para visualizá-la melhor!
Poucos tipos de rochas, como a calcários, contêm apenas um mineral (nesse caso, a calcita). Outros tipos, como o granito, são constituídos de vários minerais deferentes. Para identificar e classificar os diversos tipos de rochas que compõem a Terra e entender como se formaram, devemos conhecer os minerais.
VISUALIZAÇÃO DOS GEÓLOGOS SOBRE OS MINERAIS!
Os geólogos definem um mineral como uma substância de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica.
OBSERVAÇÃO: UM POUCO SOBRE MINERAIS HOMOGÊNEOS
Os minerais são homogêneos: não podem ser divididos, por meios mecânicos, em componentes menores. Vamos examinar detalhamente a seguir cada parte da nossa definição de minerais.
ESTUTANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE MINERAIS.
De ocorrência natural ... Par ser qualificado como um mineral, uma susbstância deve ser encontrada na natureza. Os diamantes que são retirados das minas Áfricanas do Sul são minerais. Os exemplares sintéticos, produzidos em
laboratórios industriais, não são considerados minerias, nem os milhares de produtos nventados pelos químicos.
Substância sólida cristalina... Os minerais são substâncias sólidas - não são líquidos nem gases. Quando dizemos que um mineral é cristalino, queremos nos referir ao fato de que as minúsculas partículas de matérias, ou átomos, que o compõem estão dispostas em um arranjo trimensional ordenado e repetitivo. Os materiais sólidos que não têm um arranjo ordenado desse tipo são considerados vítreos ou amorfos (sem forma) e por convenção não são considerados minerais. O vidro de janela é amorfo, como também alguns vidros naturais formados durante as erupções vulcânicas. Mais adiante, neste capítulo, discutiremos com mais detalhes os processos que formam os materiais cristalinos.
Geralmente Inorgânico ... Os minerais são definidos como substânicias inogânicas, excluindo assim os materias orgânicos que formam os corpos das plantas e dos animais. A matéria orgânica é composta de carbono orgânico, que é a forma de carbono encontrado em todos os organismos vivos ou mortos. A vegetação em decomposição em um pântano pode ser transformada, por processos geológicos, em carvão, que também é feito de carbono orgânico, mas, embora forme depósitos naturais, o carvão não é tradicionalmente considerado um mineral. Muitos minerais, a calcita (na imagem), forma as conchas de ostras e de muitos outros organismos e contém carbono inorgânico. A Calcita dessas conchas, que constitui a parte principal de muitos calcários, satisfaz a definição de minerais, por se inorgânico e cristalino.
... Com uma composição química específica. A chave para entendermos a composição dos materiais que formam a Terra reside em conhecer como os elementos químicos estão organizados nos minerias. O que torna cada mineral único
é a composição química e a forma como estão dispostos os átomos na estrutura interna. A composição química de um mineral, dentro de limites definidos, tanto pode ser fixa como variável. O quartzo, por exemplo, tem uma proporção fixa de dois átomos de onigênio para um de silício. Essa proporção nunca muda, embora o quartzo possa ser encontrado em muitos tipos de rochas. Os componentes da olivina - Ferro, magnésio e silício - sempre ocorrem em uma proporção fixa. Embora a razão entre o número de átomos de ferro e magnésio possa variar, a proporção entre a soma dos mesmos e o total de átomos de silício sempre permanece constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário